terça-feira, 27 de março de 2012

Praça e aeroporto ganham internet de graça


Agora a praça Rui Barbosa é wi-fi. Desde ontem, quem passa pelo coração do Calçadão de Rio Preto vai poder acessar gratuitamente a internet de qualquer dispositivo móvel, como celulares ou notebooks. É Rio Preto falando com o mundo virtual em praça pública. O projeto é da Prefeitura, que também oferece o serviço no Aeroporto Eriberto Manoel Reino. 

O Diário da Região testou o serviço e verificou que ainda devem ser feitos alguns ajustes. Na praça, foi prometido que o sinal seria expandido para 50 metros vizinhos, o que não estava acontecendo. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Preto Carlos de Arnaldo rebateu a informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e disse que o serviço foi planejado para funcionar unicamente no perímetro da praça. “Planejamos e colocamos as antenas para que as pessoas usassem o serviço na Rui Barbosa, não estendemos para o Calçadão”, explica. Apesar de ter sido disponibilizado apenas hoje, o serviço wireless está em teste há 10 dias. Neste período, 700 pessoas já realizaram o cadastro exigido para o primeiro acesso. 

O inspetor técnico Cláudio Ramos, 38 anos, que mora em Belo Horizonte e estava no aeroporto de Rio Preto disse que a iniciativa da Prefeitura foi muito positiva, já que as pessoas, mesmo quando estão em trânsito poderão acessar a internet gratuitamente.“É muito bom esse serviço, não conheço nenhum outro aeroporto que disponibilize essa opção gratuitamente”, explicou. Já o classificador Gilberto Sebastião dos Anjos, 40 anos, que é morador de Lins e estava em Rio Preto a trabalho, disse que preferiu não fazer o cadastro e usar a internet 3G do próprio celular, mas achou positivo o serviço. “O serviço é muito positivo”, afirma. 

Na praça Rui Barbosa a reportagem não encontrou ninguém utilizando o serviço oferecido pela Prefeitura, que preferiu não fazer grande divulgação para devagar consolidar a tecnologia, mas Carlos de Arnaldo acredita que em poucos dias os links de acesso serão usados plenamente. “A maioria das pessoas ainda não sabe que o serviço está funcionando, assim que descobrirem vão usar”, acredita o secretário. A inclusão digital na área faz parte do projeto de revitalização do Calçadão. No aeroporto o wi-fi incrementa o atendimento oferecido pelo PIT – Posto de Atendimento ao Turista, da Semdec. 

O sistema é mantido pela empresa Amplitudenet, que vai fornecer o sistema de gestão de usuários, hotspot e internet sem fio, que poderá ser acessada de qualquer dispositivo móvel como notebooks, tablets, palm tops, celulares, entre outros que disponham de wireless padrões B,G ou N. De acordo com o secretário, o serviço custa cerca de R$ 1.800 por mês ao município. O contrato firmado inicialmente tem duração de seis meses, mas a intenção é transformá-lo em permanente. 


Como conectar


Ao acessar a rede sem fio da Prefeitura, o usuário vai se conectar na rede “Pref.SJRP internet Grátis” e automaticamente será solicitado um cadastro, que inclui o preenchimento de dados básicos, como endereço, telefone, nome completo, lugar onde trabalha. Após concluído, será liberado o acesso gratuito com velocidade de acesso de até 512kbps, sem limites para downloads. 

O limite de usuários conectados ao mesmo tempo é de 400 usuários simultâneos em cada um dos dois pontos de acesso. No teste realizado pelo Diário, a conexão ficou em 361,29 Kbps, considerada alta. Para se ter uma ideia, o download de um arquivo de 20 Mb, demoraria sete minutos para ser concluído nessa velicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário