sexta-feira, 30 de março de 2012

Capoeira: Oitavas séries tem apresentação de capoeira.

Nesta quinta feira, os professores Anderson e Ana Merighi, promoveram um dia de capoeira aos alunos das oitavas séries.
Este encontro teve o intuito de ser um complemento ao caderno do aluno, que ensina a capoeira no primeiro bimestre.
O convidado deste dia, foi o mestre Congo, um dos melhores capoeiristas de nossa cidade, e que também trabalha em nossa escola nos finais de semana com a escola da família.
Confira as imagens deste dia:










Estréia

 ‘Fúria de Titãs 2’ investe pesado nos efeitos 3D



Com forte campanha em todo o Brasil (pegadas na praia de Copacabana, ações nos metrôs de São Paulo e em ônibus das grandes capitais) estreia hoje “Fúria de Titãs 2”. Dirigido por Jonathan Liebesman, cineasta sul-africano de “O Massacre da Serra Elétrica”, o longa tenta suprir a ausência de efeitos 3D do original e estreia lançando pedras, bolas de fogo e até explosões de árvores na direção da plateia. 

O ator Sam Worthington retorna como Perseu. A trama se passa dez anos após ele ter derrotado o monstro Kraken. Agora, o semideus filho de Zeus tenta levar uma vida normal como pescador e pai do garoto Helio. Paralelamente, uma guerra sobre hegemonia surge entre deuses e titãs. 

O problema é que os deuses estão fracos devido à falta de devoção dos humanos e estão perdendo o controle sobre os titãs. Mostrando sua fúria, após descobrir que Hades, juntamente com Ares (outro filho de Zeus), quebra sua lealdade e faz um acordo com Cronos para capturar Zeus, Perseu, com o auxílio da rainha guerreira Andrômeda, do filho semideus de Poseidon, Ageno, e do deus caído Hefesto, embarca em uma perigosa batalha para derrotar os titãs e salvar o pai. 

O resultado são batalhas que envolvem semideuses, deuses, humanos e outras criaturas. Os temíveis ciclopes (com dez metros de altura e um olho só) são importantes personagens na história. Junto com a ação, o filme se concentra nas redes de intriga e conspirações. 

O elenco principal reúne, além de Worthington, Ralph Fiennes, no papel de Hades, e Liam Neeson, como Zeus. Rodado com câmera na mão, o filme contou com um equipe de produção formada por 500 pessoas e orçamento de mais de US$ 100 milhões. E os produtores já planejam uma terceira parte. 


Futebol

Leão nega necessidade de dar show e vê time adaptado às suas ordens


A oitava vitória consecutiva, sequência que não ocorria no clube desde fevereiro de 2004, ocorreu sem show, em um 2 a 0 sobre o Catanduvense no qual o São Paulo passou mais da metade da partida sem conseguir escapar da marcação adversária. Emerson Leão, contudo, terminou com satisfação  os três meses que definiu como necessários para buscar uma equipe ideal.

“Não precisa dar espetáculo toda hora, mas unir espetáculo com boa vitória. Isso tem acontecido”, comemorou o treinador, que desde o início da temporada repete a chegada de abril como o mês no qual aceitaria ser cobrado. Abril começa no domingo, quando o Tricolor visita o Ituano. E os comandados já recebem elogios por serem obedientes.

O técnico faz graça com a análise de que o time corre demais por não ter um “pensador” em campo. “Eu penso, pode deixar”, sorri. “Quanto mais correr, melhor. O time está jogando dentro de uma necessidade, um clima de preocupação com o que tem recebido de informação. Jogamos do lado deles, orientando ao máximo”, contou.


Sob os gritos do chefe quase ao pé do ouvido mesmo durante as partidas, o São Paulo atingiu a primeira colocação do Campeonato Paulista e chegou à segunda fase da Copa do Brasil mesmo sob críticas, inclusive internas, por não ter eliminado o Independente de Tucuruí no primeiro jogo, em Belém.
Agora, a ordem é não se empolgar nem questionar o nível apresentado nos jogos. “Quando estávamos abaixo, e chegamos a ficar em sétimo lugar no Paulista, mantivemos a mesma calma e o mesmo trabalho. Não é agora que vamos mudar. Continuamos tranquilos, humildes e serenos”, falou Leão.

Neymar comanda show, faz três e supera marca de Robinho pelo Santos


Com uma grande atuação do atacante Neymar, o Santos chegou a mais uma vitória no Campeonato Paulista. A Joia marcou três vezes na goleada de 5 a 0 sobre o Guaratinguetá, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, e ultrapassou o ídolo Robinho no ranking de artilheiros do clube na Era pós-Pelé. Com os gols anotados nesta noite, Neymar chegou a 95 tentos com a camisa 11 do Peixe, atrás somente de Serginho Chulapa e João Paulo (ambos com 104 gols) e Juary (101).
A goleada manteve os santistas no quarto lugar do Paulistão, agora com 33 pontos ganhos. O Guará segue em situação delicada no torneio, na 18° posição, com somente 11 pontos conquistados.
O Alvinegro Praiano volta a campo pelo Estadual contra a Portuguesa, no próximo domingo, a partir das 16 horas (horário de Brasília), no Canindé. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral Fucile, o zagueiro Durval e o volante Ibson não encaram a Lusa. Já o Guaratinguetá recebe a Ponte Preta, també no domingo, só que às 18h30, no Estádio Dario Leite.
O jogo - Sem pressionar muito, o Santos logo abriu o placar nos primeiros minutos da partida. Aos três, o volante Jeovanio errou a saída de bola e tocou de presente para Neymar. O atacante do Peixe se livrou de um marcador e, frente a frente com o goleiro Jaílson, concluiu com tranquilidade, para o fundo das redes: 1 a 0 para os santistas.
Em desvantagem, o Guaratinguetá partiu para o ataque e quase chegou ao empate, com 16. O meia Rick bateu falta pela direita, Durval desviou e a bola passou com perigo, rente a trave do goleiro Rafael.
Após o susto, o time alvinegro retomou as rédeas do duelo e quase ampliou com Juan, aos 22. Em lance confuso, Neymar tabelou com Borges, mas foi travado na hora do chute, com a bola sobrando para o arremate fraco do lateral esquerdo.
No entanto, pouco depois, os donos da casa ampliaram o marcador. Aos 25, em jogada que começou com Neymar gingando para cima de Pimenta, Juan recebeu o passe da Joia e cruzou na cabeça de Borges que, com precisão, não deu chances de defesa para Jaílson, anotando o segundo gol do Santos no jogo.
Com o segundo gol do Peixe, o Guaratinguetá ficou entregue em campo e, sem poder de reação, viu a equipe santista marcar mais duas vezes antes do intervalo. Aos 35, depois de um rebote de escanteio, a bola sobrou para Ibson tocar de calcanhar para Juan, com uma bomba, estufar as redes do adversário.
Na sequência, Neymar tocou para Ibson que, no momento da finalização, foi derrubado por Gercimar. Pênalti marcado e o volante do Guará foi expulso pela arbitragem. Na cobrança, aos 42, o camisa 11 alvinegro anotou o seu segundo tento no confronto, marcando 4 a 0 para o Santos.
No retorno para a etapa complementar, a grande vantagem no placar fez com que o Peixe diminuísse o ritmo. Já os visitantes, que voltaram com Mateus Borelli no lugar de Nenê, a intenção era se defender para evitar uma goleada ainda maior na Vila.
A primeira chance de gol do segundo tempo só foi acontecer aos 16, quando Neymar recebeu livre pela esquerda, soltando a bomba para defesa de Jaílson.
Já com Elano no time, que entrou na vaga de Arouca, os santistas tiveram mais uma boa oportunidade para chegar ao quinto gol. Aos 20, o próprio Elano lançou Neymar, que dominou, limpou o zagueiro e tocou para Borges. O centroavante levou a bola para a perna esquerda e bateu forte, exigindo uma grande defesa de Jaílson.
Demonstrando vontade, Elano participou de mais um bom lance, aos 23. Com liberdade, o meia desceu em velocidade pela direita e mandou a bola na trave do Guaratinguetá, assustando o goleiro Jaílson.
Mais tarde, Felipe Anderson substituiu Ibson e Maranhão entrou no lugar do uruguaio Fucile no Santos, enquanto Pimenta foi trocado por Marcinho.
No final da partida, Neymar ainda recebeu pênalti de Mateus Borelli. A própria Joia bateu o pênalti, aos 42, deslocando o goleiro Jaílson, anotando o quinto tento santista e chegando a mais uma marca histórica com a camisa do Peixe: 95 gols e o quarto lugar dentre os artilheiros do clube após a Era Pelé.





quinta-feira, 29 de março de 2012

Entrevista Especial: Professora Jamile Kader

Matéria feita pelos alunos da 8ª série A.

Jamile é professora de Artes em nossa escola.

Jornal Cardeal: A quantos anos a senhora leciona?
Jamile: Há 25 anos.

Jornal Cardeal: Você é feliz com sua profissão?
Jamile: Atualmente não, existem muitos obstáculos e desafios.

Jornal Cardeal: Como e´o seu dia a dia?
Jamile: Faço Pilates ( por motivo de saúde), caminhada, também leio livros e revistas, assisto filmes e vou ao shopping.

Jornal Cardeal: A senhora é casada, e tem filhos?
Jamile: Casada, e tenho dois filhos adultos.

Jornal Cardeal: Qual a sensação de ter sido vice diretora?
Jamile: É tão importante quanto ser professora, e o trabalho é o mesmo.

Jornal Cardeal: Seus filhos gostavam da matéria de artes, e eram bons alunos?
Jamile: Sim, eram bons alunos e sempre gostaram de artes e cultura.

Jornal Cardeal: Qual é o seu maior ídolo?
Jamile: Jesus Cristo

Jornal Cardeal: Qual o seu signo?
Jamile: Escorpião

Jornal Cardeal: Qual seu maior sonho?
Jamile: Que os jovens se interessem por política, e mudem a história do Brasil.

Jornal Cardeal: Que outra profissão gostaria de ter?
Jamile: Arquiteta.

Jornal Cardeal: Tem algum time de coração?
Jamile: Corinthians

Jornal Cardeal: Qual o seu lazer favorito?
Jamile: Jogar conversa fora com as amigas.

Jornal Cardeal: Como a senhora era como aluna?
Jamile:Participava muito e a educação era muito diferente de hoje.



Local: Sesc Rio Preto, dia 30/03/2012


Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila, que ganhou o sobrenome pelo envolvimento com a escola de samba Unidos da Vila Isabel, é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas do exterior e considerado por muitos críticos como o melhor cantor do Brasil, interpretando músicas dos mais variados ritmos. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Exames confirmam que tumor de Lula desapareceu

Exames realizados na manhã desta quarta-feira (28), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, indicam que o tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desapareceu. O próprio Lula deve anunciar, em entrevista ainda nesta quarta-feira (28), o desaparecimento do tumor em sua laringe. 

Ainda que não existam mais resquícios do tumor, do ponto de vista clínico, só se poderá falar em cura definitiva em cinco anos. 
O câncer 

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia. 

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Divulgação: Alunos da 6ª série C e 7ª série A, trabalharam na criação de cartazes para a divulgação do Jornal Cardeal Leme.

Nesta quarta-feira, alunos da 6ª série C e 7ª série A, criaram cartazes para a divulgação do site do jornal da escola.
O trabalho visa promover o site aos demais alunos da escola. Confira as fotos:



















terça-feira, 27 de março de 2012

Praça e aeroporto ganham internet de graça


Agora a praça Rui Barbosa é wi-fi. Desde ontem, quem passa pelo coração do Calçadão de Rio Preto vai poder acessar gratuitamente a internet de qualquer dispositivo móvel, como celulares ou notebooks. É Rio Preto falando com o mundo virtual em praça pública. O projeto é da Prefeitura, que também oferece o serviço no Aeroporto Eriberto Manoel Reino. 

O Diário da Região testou o serviço e verificou que ainda devem ser feitos alguns ajustes. Na praça, foi prometido que o sinal seria expandido para 50 metros vizinhos, o que não estava acontecendo. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Preto Carlos de Arnaldo rebateu a informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e disse que o serviço foi planejado para funcionar unicamente no perímetro da praça. “Planejamos e colocamos as antenas para que as pessoas usassem o serviço na Rui Barbosa, não estendemos para o Calçadão”, explica. Apesar de ter sido disponibilizado apenas hoje, o serviço wireless está em teste há 10 dias. Neste período, 700 pessoas já realizaram o cadastro exigido para o primeiro acesso. 

O inspetor técnico Cláudio Ramos, 38 anos, que mora em Belo Horizonte e estava no aeroporto de Rio Preto disse que a iniciativa da Prefeitura foi muito positiva, já que as pessoas, mesmo quando estão em trânsito poderão acessar a internet gratuitamente.“É muito bom esse serviço, não conheço nenhum outro aeroporto que disponibilize essa opção gratuitamente”, explicou. Já o classificador Gilberto Sebastião dos Anjos, 40 anos, que é morador de Lins e estava em Rio Preto a trabalho, disse que preferiu não fazer o cadastro e usar a internet 3G do próprio celular, mas achou positivo o serviço. “O serviço é muito positivo”, afirma. 

Na praça Rui Barbosa a reportagem não encontrou ninguém utilizando o serviço oferecido pela Prefeitura, que preferiu não fazer grande divulgação para devagar consolidar a tecnologia, mas Carlos de Arnaldo acredita que em poucos dias os links de acesso serão usados plenamente. “A maioria das pessoas ainda não sabe que o serviço está funcionando, assim que descobrirem vão usar”, acredita o secretário. A inclusão digital na área faz parte do projeto de revitalização do Calçadão. No aeroporto o wi-fi incrementa o atendimento oferecido pelo PIT – Posto de Atendimento ao Turista, da Semdec. 

O sistema é mantido pela empresa Amplitudenet, que vai fornecer o sistema de gestão de usuários, hotspot e internet sem fio, que poderá ser acessada de qualquer dispositivo móvel como notebooks, tablets, palm tops, celulares, entre outros que disponham de wireless padrões B,G ou N. De acordo com o secretário, o serviço custa cerca de R$ 1.800 por mês ao município. O contrato firmado inicialmente tem duração de seis meses, mas a intenção é transformá-lo em permanente. 


Como conectar


Ao acessar a rede sem fio da Prefeitura, o usuário vai se conectar na rede “Pref.SJRP internet Grátis” e automaticamente será solicitado um cadastro, que inclui o preenchimento de dados básicos, como endereço, telefone, nome completo, lugar onde trabalha. Após concluído, será liberado o acesso gratuito com velocidade de acesso de até 512kbps, sem limites para downloads. 

O limite de usuários conectados ao mesmo tempo é de 400 usuários simultâneos em cada um dos dois pontos de acesso. No teste realizado pelo Diário, a conexão ficou em 361,29 Kbps, considerada alta. Para se ter uma ideia, o download de um arquivo de 20 Mb, demoraria sete minutos para ser concluído nessa velicidade. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Corinthians vence o Palmeiras de virada



O Corinthians saiu atrás no placar, mas com uma virada "relâmpago" no início do segundo tempo conseguiu a vitória por 2 a 1 no clássico diante do Palmeiras, neste domingo, no Pacaembu. Esta foi a primeira derrota da equipe do técnico Luiz Felipe Scolari no Campeonato Paulista, depois de 14 partidas de invencibilidade - contando a Copa do Brasil, já eram 16 jogos sem resultados negativos na temporada. 

 
O Palmeiras ainda perdeu a liderança da competição para o próprio Corinthians, que chegou a 34 pontos, contra 32 do time alviverde, agora segundo colocado. Ambas as equipes, no entanto, podem ser ultrapassadas pelo São Paulo, que tem 31 pontos e ainda joga neste domingo, diante do Mirassol. 

Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o XV de Piracicaba, 17.º colocado, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Pacaembu. Já o Palmeiras vai a Jundiaí, onde enfrenta o Paulista, 9.º, no mesmo dia e horário. Sem Alex, com dores na coxa direita, o time do técnico Tite sofreu com a falta de criatividade no primeiro tempo. Na etapa final, no entanto, usou justamente uma das principais armas palmeirenses, a bola parada, para conseguir a virada, com gols de Paulinho e Márcio Araújo, contra. Marcos Assunção havia aberto o placar. 

São Paulo bate Mirassol e assume a liderança 


O Campeonato Paulista tem um novo líder. É o São Paulo, que neste domingo venceu o Mirassol por 1 a 0, no Estádio José Maria de Campos Maia, e ultrapassou o Palmeiras, que mais cedo perdeu o clássico para o Corinthians. 

A equipe do Morumbi não teve uma grande atuação, mas jogou o suficiente para conseguir sua décima vitória na competição, a quinta consecutiva, em 15 partidas. O zagueiro Rhodolfo foi o autor do único gol do confronto. O resultado levou o São Paulo aos 34 pontos, mesmo número do Corinthians, mas com vantagem no saldo de gols - 16 a 11 -, enquanto o Palmeiras terminou a rodada na terceira posição, com 32. 
 
Na próxima rodada, o time do técnico Emerson Leão tentará manter o bom momento diante do Catanduvense, nesta quinta-feira, às 19h30, na Arena Barueri. Já o Mirassol chegou à quarta partida consecutiva sem vitória e estacionou nos 18 pontos, na 12.ª colocação. Na rodada seguinte, a equipe buscará a reabilitação diante do Bragantino, nesta quarta-feira, em casa, às 19h30. 

América vence São José por 4 a 1 e continua vivo 

O América continua na luta para escapar do rebaixamento. A sobrevida no campeonato surgiu graças à goleada de 4 a 1 aplicada neste domingo no São José. A partida, que deu um pouco mais de oxigênio para o Rubro, foi realizada no estádio do Teixeirão em Rio Preto. Os gols americanos foram marcados por Jocinei, Robson, Pedrão e Rafael Martins. Ralph, fez para o São José. 
 

Com a vitória, o América soma 16 pontos, mas continua na zona de rebaixamento na 17ª colocação. Para salvar da degola, o Rubro precisa vencer o Monte Azul e torcer para as derrotas do Rio Preto, Santo André e Santacruzense, na última rodada. Já o São José, continua com os mesmos 20 pontos e na 15ª colocação, perto do rebaixamento. 


sexta-feira, 23 de março de 2012

Arquivo: Cardeal Leme, a 1ª escola pública


Primeiro prédio da escola Cardeal Leme
Início do século 19, sem os modernos meios de transporte, professores tinham de cortar léguas em lombos de animais para chegar até as escolas. Mas os obstáculos, para estes destemidos profissionais a serviço do saber, tinham de ficar em segundo plano. Afinal, um censo de 1920 revelara que no entorno de Rio Preto existiam 15,5 mil crianças em idade escolar, sendo que apenas 1.725 encontravam-se alfabetizadas. Sem tempo para esperar por resoluções do governo, ou da União, como explica o professor Gentil de Faria, Rio Preto arregaçou as mangas e tomou para si a responsabilidade de buscar soluções. Primeiro, as escolas ambulantes, criadas pela lei promulgada no dia 2 de fevereiro de 1905. A primeira delas surgiu no bairro de Ribeirão Claro, naquele tempo chamado de córrego José das Neves. Seu professor recebia 75 mil réis. Já em 1909, Rio Preto começou a subvencionar escolas particulares, desde que tivessem um mínimo de 25 alunos e ministrassem ensino em língua nacional. Nem mesmo a educação dos presidiários fora esquecida. Em 1912, os presos da Cadeia Pública passaram a ter aulas de alfabetização.


Essa grande cruzada em prol da educação dos pequenos rio-pretenses foi o que proporcionou o surgimento da primeira instituição de ensino público de Rio Preto. O 1º Grupo Escolar - que mais tarde passaria a se chamar Cardeal Leme - surgiu em 1919 como resultado do encampamento de 10 classes, originárias de quatro unidades particulares denominadas Escolas Reunidas. O Grupo Escolar, sob a direção do professor Alberto Soares, funcionou inicialmente em um imóvel da rua Voluntários de São Paulo, para logo depois ocupar o antigo palacete da praça Rio Branco. Erguido sobre a área do primeiro cemitério municipal, foi demolido em 1963 para dar lugar ao atual prédio do Fórum. Mas o imponente prédio de dois pisos, no coração de Rio Preto, permaneceu na memória de muitos rio-pretenses educados em suas salas. A escritora e historiadora Dinorath do Valle (10/7/1926 - 1/5/2004) retratou, em um de seus artigos, o clima da época: “O primeiro Grupo era a maior delícia, com seus altíssimos corredores de mosaico xadrez, suas filas de dois, sua diretoria com cortina de feltro verde. Era proibido entrar e sair sem o badalo da sineta”, conta.

A denominação de grupo escolar mudou em 15 de novembro de 1942, quando, por decreto do interventor federal Fernando Costa, adquiriu o nome atual. Foi uma homenagem a Sebastião Leme da Silveira Cintra, o segundo cardeal do Brasil. Cardeal Leme criou os Congressos Eucarísticos Nacionais, um deles realizado em Rio Preto, na década de 40. Nasceu em 20 de janeiro de 1882, em Espírito Santo do Pinhal (SP), e estudou no Ginásio Diocesano de São Paulo e no Colégio Pio Latino-americano, em Roma. Enquanto o imóvel atual - situado no quadrilátero formado pelas ruas Independência, Voluntários de São Paulo, Mirassol e Bernardino de Campos - era concluído, a escola teve as classes provisoriamente transferidas para o Colégio Dom Pedro 2º e para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Instalado definitivamente em 1964, conservou o tradicionalismo da época de sua criação. “Por aqui passaram muitos alunos que hoje se destacam nos mais diferentes segmentos profissionais”, diz a vice-diretora, Nabia Domingues Galetti. A designação de escola estadual de 1º e 2º graus veio em 1976, quando a unidade incorporou as salas de aula da Escola Lydia Sanfelice.

Ladrilhos
Um lugar repleto de histórias revela surpresas até hoje. Em fevereiro de 2004, durante obras de pintura, ocorreu uma descoberta que leva aos primórdios do Cardeal Leme. Ressurgiram, escondidas sob cinco camadas de tinta, as paredes originais do prédio, feitas em ladrilhos hidráulicos - blocos à base de cimento e argamassa de concreto. Para os funcionários mais antigos, o reencontro com o passado, fruto do acaso, teve um significado ainda mais especial. É que a recuperação de mais de 200 metros quadrados das paredes originais trouxe de volta o símbolo do Cardeal, exatamente a réplica do prédio, impressa nos ladrilhos.

Os ladrilhos hidráulicos são um clássico da arquitetura de interiores. Derivação dos mosaicos bizantinos, foram trazidos para São Paulo por imigrantes italianos. Na época, o material aqui fabricado, pouco decorativo, era destinado às casas mais populares. “Já as peças vindas de Portugal, da França e da Bélgica, belas e sofisticadas, enfeitavam os pisos das casas de fazendeiros, de museus ou de prédios chiques”, explica a arquiteta Albertina Macedo.

Estreia nesta sexta-feira o filme “Jogos Vorazes”


Credenciado pelos 30 milhões de livros vendidos em todo o mundo (80 mil só no Brasil), ganha hoje as telas de cinemas do mundo e, claro, em Rio Preto, a adaptação cinematográfica de “Jogos Vorazes”, com direção de Gary Ross. Considerado um fenômeno juvenil da literatura, o filme é promessa para se tornar um blockbuster na mesma proporção das franquias “Harry Potter” e “Crepúsculo”. 

Lançamento mais aguardado pelos jovens em 2012, segundo o site “Nextmovie.com” da MTV, o longa é baseado na primeira parte da trilogia best-seller de ficção científica da escritora norte-americana Suzanne Collins, que arrebanhou uma legião de fãs pelo mundo. A história mistura sobrevivência e controle social. 

Num cenário pós-apocalíptico da América do Norte, 24 crianças e jovens - 12 meninos e 12 meninas - são obrigados a lutar em uma arena até a morte em um programa transmitido ao vivo para toda a nação, chamada Panem. A elite mora na Capital, que tudo governa com mãos de ferro, e tem seus 12 distritos, habitados pelos trabalhadores. Cada distrito fornece um par de representantes entre 12 e 18 anos, que são chamados de tributos, para competir no show sangrento. 

O filme foca o drama da protagonista Katniss, interpretada pela nova queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence. No ano passado, ela foi indicada ao Oscar por seu papel como uma jovem sofrida em “Inverno da Alma”, e, recentemente, viveu o papel de Mística em “X-Men - Primeira Classe”, e Norah, no filme “Um Novo Despertar”. 

Katniss, oriunda do pobre Distrito 12, se voluntaria para lutar no reality fatal no lugar da irmã mais nova, que havia sido a escolhida na Colheita - como é denominada a seleção dos tributos. Na disputa, a garota de 16 anos forma dupla com Peeta, vivido por Josh Hutcherson, e é obrigada a se adequar aos jogos e até matar para sobreviver. 

Ela ainda é forçada a fazer alianças e atirar flechas com destreza para fugir dos outros competidores que estão dispostos a caçá-la. Katniss e Peeta contam com a ajuda de Haymitch, interpretado por Woddy Harrelson, que venceu a última edição do campeonato e oferece conselhos. 

Outro mentor é o personal stylist da dupla, Cinna, vivido pelo músico Lenny Kravitz. O roteiro foi escrito pela própria autora Suzanne Collins e revisado por Billy Ray. Os últimos teasers e trailers divulgados do longa capricham na construção da tensão. 

Além da história, o filme deve chamar atenção pela trilha sonora. A cantora country Taylor Swift, em parceria com a dupla The Civil Wars, canta a canção da protagonista. A lista conta ainda com Arcade Fire, Neko Case, Maroon Five e The Decembrists. 

 São José do Rio Preto
CineMais - Plaza Avenida Sala 1. Horários: 15h, 19h e 21h50. .
CineMais - Plaza Avenida Sala 5. Horários: (Dublado). 14h20, 18h10 e 21h. 
Multiplex - Riopreto Shopping Sala 1. Horários: (Dublado). 13h30, 16h15 e 19h. e (Leg.) 21h45. 
Multiplex - Riopreto Shopping Sala 2. Horários: (Dublado). 15h, 17h45 e 20h30. 
Multiplex - Riopreto Shopping Sala 3. Horários: (Dublado). 16h e 21h30. 
Multiplex - Riopreto Shopping Sala 4. Horários: (Dublado). 13h45, 16h30 e 19h15. e (Leg.) 22h.


Jornal: governo acaba com aulas de reforço na rede estadual de SP


O governo de São Paulo irá abandonar o reforço dado a alunos de escolas estaduais com dificuldade em aprender o conteúdo em horário extra - quem estuda de manhã tem o reforço à tarde, e vice-versa -, previsto desde 1997. O plano do governo Alckmim é dar atenção extra a esse aluno com um 2º professor presente nas aulas regulares, durante o horário de estudo, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.
O motivo alegado por diretores para a mudança é a falta de educadores para a recuperação extra justamente por causa do projeto de um segundo docente em sala de aula - isso só acontecerá, no entanto, em salas grandes. Ou seja, alunos com dificuldade em salas menores, que não terão um segundo professor, ficarão sem reforço extra. Nesses casos, o governo diz que isso será feito pelos docentes regulares. A medida foi criticada por educadores.

Carta do Aluno:

Esta seção, publicará artigos de opinião,  e mostrará ao leitores a capacidades de reflexão e crítica dos nossos alunos.

"Esmolas"

Em um dia destes, ao voltar para casa, me deparei com um cartaz com a seguinte mensagem: 
"Não dê esmolas, dê oportunidades". Embora seja uma questão complicada, pois não deveríamos julga-los  pelo que aparentam, não sabemos, o que o ato de dar esmola proporcionará realmente a estas pessoas.
Há também o grande problema das doações a ongs desconhecidas, que em muitos casos propagam a corrupção. 
A esmola pode estar fortalecendo ainda mais os vícios, com drogas e álcool, mas também pode alimentar quem realmente tem fome. 
O que peço, é que se gere oportunidades para estas pessoas, que não pediram para estar nesta situação.

João Silvério de Souza - 8ª série A

quarta-feira, 21 de março de 2012

Grêmio Estudantil: Chapa A.M.E vence as eleições do grêmio estudantil.

Logo após as votações foram apurados os votos que decidiram a composição do novo Grêmio Estudantil da nossa escola, confira o quadro de votos:

1º: A.M.E - 178 votos
2º: Avante - 93 votos
3º: Força Jovem - 92 votos
4º: Conexão Jovem - 31 votos
Total de brancos e nulos: 22 votos

A posse deverá ocorrer nesta quinta-feira. Parabéns a chapa A.M.E, composta por alunos do 2º A e 3º A.

Chapa A.M.E, comemorando a vitória ao lado do Diretor João.

terça-feira, 20 de março de 2012

Campanha: Utilize o uniforme escolar


Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso,  usar uniforme evita situações constrangedoras como temos visto nos últimos dias na mídia, que é a escola exigir que a aluna volte para casa por estar usando roupas inadequadas ao local de estudo!

Utilizando o uniforme,  nem a escola tem do que reclamar e nem o aluno terá problemas em passar por constrangimentos!!!!



É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.

Infelizmente algumas escolas públicas já não exigem mais o uso do uniforme, antigamente era padrão toda escola particular ou pública o uso do uniforme era essencial, e ressaltamos que o uso de uniforme nunca ocasionou trauma em ninguém; ao contrário , os alunos tinham orgulho em exibir seu uniforme e dizer que faziam parte desta ou daquela escola, seja ela pública pu privada.

Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.


Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.

Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.

Cada escola faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de agasalhos, moletons, malhas, camisetas e tênis.

O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!



Cardeal Leme: Grêmio Estudantil

Aconteceu nesta terça-feira as eleições para a composição do Grêmio Estudantil 2012. 
Concorreram as seguintes chapas:


Conexão Jovem: 6ª B
Força Jovem: 1º A
Avant: 2º B
A.M.E: 2º A, 3º A


A apuração dos votos acontecerá nesta quarta-feira, e a posse na quinta-feira.  

terça-feira, 13 de março de 2012

Todo dia, é dia internacional da mulher. Conheça um pouco mais.

 


O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Confira a programação do Cidade Limpa em nossa cidade


Dias 12 e 13 de março de 2012 (Segunda e terça-feira)
Caic, Cristo Rei, Jardim Estrela, Jardim Roseiral, Jardim Soraia, Jardim Vitória Régia, Jardim Zaira, Parque Celeste, Romano Calil, São Judas Tadeus, Vila Diniz, Vila Elvira e Vila Ercília

Dias 14 e 15 de março de 2012 (Quarta e quinta-feira)
Bom Jardim, Cidade Nova, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim Novo Mundo, Jardim Ouro Verde, Jardim Tangará, Jardim Viena, Jardim Urano, Nosso Senhor do Bonfim, Parque Estoril, Vila Aurora, Vila Bom Jesus, Vila Sinibaldi,Santa Cruz e São Francisco

Dia 16 de março (Sexta-feira)
Jardim América, Jardim Americano, Jardim Alto Alegra, Jardim Bordon, Jardim Fuscaldo, Jardim Paulista, Jardim Primavera, Jardim São Paulo, Jardim Seixas, Vila Angélica, Vila Ideal, Vila Ipiranga, Vila Goyos e Vila Maceno

Dias 20 e 21 de março (Terça e quarta-feira)
Jardim Alto Rio Preto, Jardim Alvorada, Jardim Maracanã, Jardim Maria Cândida, Jardim Roseana, Parque Industrial, Santos Dummont, Vila Aeroporto, Vila Boa Esperança, Vila Diva, Vila Nossa Senhora da Paz e Vila São João

Dia 22 de março (Quinta-feira)
Fazenda Felicidade, Jardim Anice, Jardim Yolanda, Jardim Marambaia, Maquininha, Parque da Liberdade, Parque São Miguel, São Deocleciano e Vista Alegre

Dias 23 de março, 26 de março e 27 de março (Sexta, segunda-feira e terça-feira)
Vila Anchieta, João Paulo II, Jardim Nazareth, Vila Mossoró, Jardim Castelinho, Jardim Urupês, Residencial Garcia II, Jardim Rosely, Jardim Giuliani, Parque das Flores I, Jardim do Lago, Jardim do Bosque II, Vila Progresso, Jaguaré,Jardim Seyon, Vila Clementina, Parque Residencial Castelinho, Jardim Caparroz, Bosque da Felicidade, Jardim Conceição e Vila Elmaz

Dias 28 e 29 de março (Quarta e quinta-feira)
Bosque Verde, Jardim Felicidade, Residencial Rio Preto I e Talhado

Dias 30 de março, 2 e 3 de abril (Sexta, segunda-feira e terça-feira)
Cecap, Jardim Belo Horizonte, Nato Vetorasso, Macedo Teles II, Vila São José Operário, Gonzaga de Campos, Floresta Park, Laureano Tebar, Vila Itália, Jardim Congonhas, Jardim Gisete, Jardim Atlântica, Vila São Jorge, Residencial das Laranjeiras, Parque do Sol, Residencial Universo, Jardim Etemp, Jardim Canaã, Macedo Teles I, Parque das Aroeiras, Jardim Gabriela

Dias 4, 5 e 9 de abril (quarta, quinta e segunda-feira)
Dom Lafayette, Eldorado, Renata Tarraf, Solo Sagrado, Residencial Sebastião Guilher Padilia, Jardim Marajó I, Vila Mayor, Residencial Ana Célia II, Jardim Los Angeles, Duas Vendas, Residencial São José do Rio Preto F, Parque Juriti e Costa do Sol,
Jardim Mugnani, Jardim Itapema, Jardim Simões e Vale do Sol

Dias 10, 11 e 12 de abril (Terça, quarta e quinta-feira)
Jardim Antunes, Jardim Arroyo, Parque da Cidadania, Jardim Maria Lúcia, Jardim Nunes, Santo Antônio, Zé Menino, Residencial Califórnia, Residencial Colorado, Residencial Ana Célia, Jardim Planalto, Residencial Caetano e Jardim das Oliveiras

Secretaria de Comunicação Social

Entrevista Especial: Professor Rodrigo Reis Praconi

Rodrigo é professor de Matemática na escola Cardeal Leme, e está em seu primeiro ano em nossa escola. 




Confira a entrevista feitas pelos alunos da 7ª Série B, e que teve como repórteres os alunos: Ellen, Bianca, Gislaine, Stefanie e Beatriz Oliveira.


Jornal Cardeal: Professor qual a sua idade e estado civíl?
Rodrigo: 30 anos e sou casado.

Jornal Cardeal Leme: O senhor tem filhos?
Rodrigo: Tenho duas filhas adolescentes, seus nomes são Bia e Thais.

Jornal Cardeal Leme: Qual profissão o senhor exerceria se não fosse professor?
Rodrigo: Gostaria de ser engenheiro

Jornal Cardeal Leme: O senhor gosta de sua profissão?
Rodrigo: Sim, ela é muito legal

Jornal Cardeal Leme: Qual sua formação universitária?
Rodrigo: Licenciatura em matemática e bacharel em teologia.

Jornal Cardeal Leme: Qual um momento marcante em sua vida?
Rodrigo: Quando me formei na faculdade

Jornal Cardeal Leme: Quais são suas práticas de lazer?
Rodrigo: Assistir filmes, ler jornal,ler livros e ir ao cinema.

Jornal Cardeal Leme: Qual seu prato favorito?
Rodrigo: Frango Assado

Jornal Cardeal Leme: O que você gosta, e o que não gosta de fazer no seu dia a dia?
Rodrigo: Eu gosto de dormir, e não gosto de ter que chamar a atenção dos alunos.

Jornal Cardeal Leme: O senhor tem bicho de estimação, e qual tipo de musica você gosta?
Rodrigo: Tenho um cachorro, e gosto de ouvir pop rock.

Jornal Cardeal Leme: Qual seu maior sonho?
Rodrigo: Viajar pela Europa.

Jornal Cardeal Leme: Professor, muito obrigado pela entrevista.


Cascão

 

Cebolinha

 

Professor da rede pública promete greve


ESTADÃO.EDU - O Estado de S.Paulo
Professores da rede pública de todo o País prometem paralisar as atividades de amanhã até sexta-feira para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério, de R$ 1.451, para carga horário de 40 horas semanais.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, diz que o movimento pode ser ampliado conforme decisão tomada nas assembleias de cada Estado.
"Os professores farão atos públicos e passeatas. Nossa chamada é de três dias para fazermos uma avaliação, se a greve continua ou não. Cada Estado tem autonomia de decisão", disse Leão ontem, durante entrevista concedida a uma rádio.
Segundo a CNTE, o piso do professor é cumprido apenas em Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal. Ontem, professores do DF entraram em greve para pedir equiparação salarial com outras carreiras do ensino superior.
Leão destacou ainda que o piso salarial em vigor no País - de R$ 1.451 - não atende às necessidades dos profissionais em educação. Pelos cálculos da CNTE, o piso deveria ser de R$ 1.937.
A entidade defende que seja considerada também, entre outros fatores, a atualização monetária de 2009, o primeiro ano de vigência da lei.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ricardo Teixeira renuncia à CBF e também deixa comitê da Copa-2014

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), a cerca de dois anos para o Mundial.


Em carta lida na manhã desta segunda-feira no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, um de seus cinco vices, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se colocou à disposição para continuar "colaborando com o futebol brasileiro".

José Maria Marin dá entrevista no Rio
Novo "velho" presidente da CBF
Marin cumprirá o restante do mandato, até 2015. E também herderá o cargo no COL. "Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário", disse Marin, para em seguida corrigir e dizer Ronaldo, que já era integrante do comitê da Copa.

"Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhava, era graças ao talento, quando perdia, imperava a desorganização", afirmava a carta.

"Fiz o que estava a meu alcance, sacrificando a saúde e renunciando ao insubstituível convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", completou.

A saída do cartola, mineiro de Carlos Chagas e desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, chegou a ser dada como certa por presidentes de federações estaduais antes do Carnaval, mas Teixeira garantiu que continuaria com as atividades normalmente.


Em crise não só dentro de campo --com a seleção brasileira eliminada das últimas Copa do Mundo e Copa América logo nas quartas de final-- como também e principalmente fora dele --em meio a novas denúncias de corrupção--, Teixeira já vinha dando sinais de que poderia sair.

No início de fevereiro, demitiu o tio, Marco Antônio Teixeira, da secretaria-geral da entidade. Ele estava na função praticamente desde o começo do mandato do sobrinho no final da década de 1980.

No final do ano passado, já havia nomeado o então presidente do Corinthians, Andres Sanchez, para diretor de seleções. Além disso, o ex-jogador Ronaldo foi colocado dentro do COL. Depois, o ex-atleta Bebeto.

Em 29 de setembro de 2011, foi internado em um hospital no Rio apresentando dores abdominais. O boletim médico disse que Teixeira tinha uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso) não complicada. Assim, faria tratamento apenas com anti-inflamatório, analgésico e uma alimentação regulada, sem necessidade de cirurgia. Recebeu alta dois dias depois.


Enquanto esteve em observação, deu brindes para as pessoas que cuidavam dele, como bonés e camisetas da seleção brasileira.

Um mês antes, foi alvo de protestos em várias cidades do país contra a sua administração.

Além disso, enfrenta acusação de estar envolvido no maior escândalo da história da Fifa.

O chamado dossiê da ISL, ex-agência de marketing da entidade, falida em 2001, será avaliado pela Corte Federal da Suíça e tem documentos considerados comprometedores para Teixeira.

O processo, que tramita desde 2008, possui os nomes de dirigentes que supostamente receberam propina em negociação pelos direitos de transmissão de Copas do Mundo.

Ricardo Teixeira durante evento em São PauloPressionado, Teixeira perdeu força para virar o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa após a Copa de 2014, no Brasil.

Em 2000, chegou a enfrentar duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), no Congresso Nacional, porém o título da seleção no Mundial de 2002, segundo ele próprio, serviu para lhe dar força e terminar se mantendo à frente da CBF.

Seu mandato iria até 2015 graças a uma manobra no estatuto da confederação. Em 2008, ele conseguiu convencer os presidentes das federações estaduais a estender a gestão, de quatro para sete anos, para "não interferir" nos preparativos do país para a Copa-2014.

Sem ele, o estatuto da CBF diz que assumiria o vice-presidente mais idoso. Ao todo, eles eram cinco, um para cada região do país, e esse status acabou ficando com José Maria Marin, 79.

Representante do Sudeste e ex-governador de São Paulo, o dirigente recentemente foi flagrado por câmeras de TV colocando no próprio bolso uma das medalhas da premiação do título da Copa São Paulo de juniores conquistado no último dia 25 pelo Corinthians.

Na ocasião, Marin disse que se tratava de "uma cortesia" da Federação Paulista.




domingo, 11 de março de 2012

Rio Preto vira canteiro de obras


 
Em 2012, ano eleitoral, o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) transformou Rio Preto em um canteiro de obras. São 19 em andamento, com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre, e duas já prontas, mas ainda não inauguradas oficialmente, que totalizam R$ 144,5 milhões. O volume de obras em 2012 é maior do que aquilo que foi entregue pelo prefeito nos outros três anos de gestão: foram 14 obras no período, incluindo a reforma de escolas, construção de creches e a instalação da fonte luminosa na Represa. 



Das 21 obras, 14 estão com o cronograma atrasado, incluindo os quatro Núcleos da Esperança, grande promessa do prefeito na última eleição, cuja previsão de entrega era para dezembro de 2011, e a reforma ou construção de sete unidades de saúde, outra área eleita como prioritária na campanha de 2008. Em janeiro, o atraso motivou a rescisão do contrato com a empreiteira Vértice para a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Industrial, Solo Sagrado, Jardim Vetorazzo e o distrito de Talhado. Segundo o secretário de Comunicação, é possível que parte dessas obras seja inaugurada pelo prefeito no próximo dia 19, aniversário da cidade. 


Na distribuição geográfica das obras, a maioria se concentra na zona norte, maior colégio eleitoral da cidade e única região onde Valdomiro ficou atrás do rival João Paulo Rillo (PT) nas eleições de 2008. São oito obras na região norte, incluindo dois Núcleos da Esperança e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Jaguaré, obra mais cara da atual gestão na saúde, R$ 3,4 milhões. 

A maior das obras deste ano é a canalização do rio Preto, R$ 34,5 milhões, finalizada em dezembro e pronta para ser inaugurada. A obra está ligada à urbanização do entorno da canalização, orçada em R$ 8 milhões e iniciada no mês passado pela Constroeste. Outra obra encerrada recentemente, mas ainda não inaugurada, são as intervenções antienchentes nos córregos Canela e Borá, ao longo das avenidas José Munia e Juscelino Kubitschek. 

Concentrar obras em ano eleitoral é costume recorrente na política brasileira, diz o cientista político da Unesp, Milton Lahuerta. “A coisa pública está quase sempre voltada aos interesses particulares do governante de plantão. E a maioria dos prefeitos já começa a pensar na reeleição tão logo assume o posto. Por isso, acaba concentrando as obras, que é a parte mais visível da gestão, no ano em que concorre à reeleição”, afirma. 

O secretário de Obras Luís Carlos Calças nega que a concentração de obras em 2012 tenha finalidade eleitoral. Ele responsabilizou as construtoras pelos atrasos. “O prefeito não tem responsabilidade sobre a demora na conclusão das obras. O problema é que as empresas não concluíram as obras dentro do cronograma estipulado pela Prefeitura. Imprevistos, como chuvas e falta de mão de obra, surgem durante o andamento das obras”, disse. A resolução 23.370, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proíbe a qualquer candidato “comparecer, a partir de 7 de julho de 2012, a inaugurações de obras públicas”, sob pena de cassação do registro da candidatura. 

R$ 130 milhões contra enchente 

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Rio Preto, Milton Assis, afirmou que 28 empresas poderão participar da licitação de R$ 130 milhões para as obras antienchentes nos canais dos córregos Borá e Canela. As empresas habilitadas a participar do certame fizeram a “visita técnica” exigida pela Prefeitura. O prazo para a visita terminou na última quinta-feira, dia 8. A licitação prevê a construção de piscinões, nove reservatórios subterrâneos, um deles com 60 metros de diâmetro e 12 metros de profundidade, além da construção de um novo canal de 3,2 quilômetros na avenida Bady Bassitt, paralelo ao canal já existente, e galerias de água pluvial. 

A empresa vencedora da licitação terá 24 meses para concluir as obras antienchentes. Essas obras deverão barrar 400 milhões de litros de água e evitar os recorrentes alagamentos nas avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. Os piscinões na bacia do córrego Borá (entre as pistas da avenida Juscelino Kubitschek) vão conter 170 milhões de litros de água, que serão escoadas pelo novo canal da avenida Bady Bassitt. Já as intervenções na bacia do córrego Canela (entre as duas pistas da avenida José Munia), que incluem também obras nas avenida Brasilusa e Romeu Strazzi, conseguirão barrar 230 milhões de litros de água. 

Adversários pedem atenção da Justiça 

Adversário político de Valdomiro Lopes e possível concorrente do atual prefeito nas urnas, o deputado estadual João Paulo Rillo (PT) criticou a concentração de obras em 2012 pela atual gestão. Em nota, o petista disse esperar que o Ministério Público fique atento para impedir a utilização eleitoral das obras. “A provável disputa da Prefeitura por um candidato à reeleição exige cuidados redobrados da Justiça Eleitoral para impedir o uso da máquina pública e o abuso de poder”, conclui. 

Também pré-candidato a prefeito, Manoel Antunes (PDT) cobrou atenção dos eleitores. “Cabe à população avaliar os motivos da demora para inaugurar as obras”, disse. Procurado, o deputado federal e pré-candidato Edinho Araújo (PMDB) informou, por meio de sua assessoria, que não iria se manifestar sobre o assunto.