sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Com ações simples, Rio Preto reduz casos de dengue em 97%


Enquanto os casos de dengue aumentam em diversos municípios do país, em guia de São José do Rio Preto (440 Km de São Paulo) a situação é bem diferente. Desde 2010 a Prefeitura desenvolve ações para diminuir os focos do mosquito transmissor da doença, o que vem dando resultados significativos. De 24.200 casos em 2010 para 851 em 2011, uma queda de 97%.
Para proteger e assegurar a cidade de epidemias, o prefeito e médico Valdomiro Lopes criou ações como Operação Faxina D, que já retirou mais de 90 mil toneladas de entulho de várias regiões da cidade, e o plantio de 20 mil árvores em pontos que antes eram locais de descarte de lixo.
A Prefeitura também combateu o aedes aegypti de forma criativa, utilizando peixes ornamentais em reservatórios de água, que são predadores naturais do mosquito.  A ação mais recente conta com uma força-tarefa que tem o objetivo de barrar casos de dengue importados de outros municípios, principalmente por residentes que chegam de férias nesta época do ano ou de visitantes que venham de áreas com alto número de casos.
O mutirão é realizado nos dias e horários de maior fluxo, na rodoviária, aeroporto e rodovias de acesso a cidade, com a distribuição de 20 mil panfletos e 9 mil filipetas que contém material educativo sobre a dengue, meios de transmissão, sintomas e a importância de se procurar atendimento médico.
Segundo o prefeito Valdomiro Lopes, a força-tarefa também vai auxiliar no controle da doença em outros municípios. “Se a pessoa esteve aqui e passou a ter os sintomas da doença, também é orientada a procurar o serviço de saúde para a localidade de destino. Essas ações são importantes em todas as cidades para prevenir a doença e sua proliferação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário