terça-feira, 26 de junho de 2012

Aluno é pego com arma de fogo em sala de aula

A Polícia Militar de Rio Preto apreendeu uma pistola browning semiautomática 7,65 mm com um adolescente de 15 anos na escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, zona norte,na tarde de ontem. A arma estava descarregada. É o terceiro caso de menor com arma só este mês, dois em Rio Preto e um em Mirassol.

De acordo com a polícia, o menor R.A.S. exibiu a arma para um colega dentro da sala. Um outro aluno avisou a professora e a coordenadora da escola chamou a PM. Quando os policiais chegaram, revistaram a mochila do garoto e encontraram a arma.

Em depoimento ao delegado do 4º Distrito Policial, Hélio Fernandes dos Reis, o menor disse que encontrou a arma próximo a escola. “Ele não contou como achou essa arma e disse apenas que iria mostrar para os amigos. Como a arma estava desmuniciada e não houve violência, ele foi ouvido, sua mãe foi chamada e o menor foi liberado”, disse.

A auxiliar de limpeza, Maria de Lurdes Albacete, 44 anos, mãe do adolescente, disse que ficou com muita vergonha e a primeira reação que teve ao chegar na delegacia foi bater no jovem. “Eu fiquei em choque, estava trabalhando quando me ligaram, cheguei na delegacia e quando me contaram o que ele havia feito eu dei uns tabefes nele. Filho meu não é bandido”, afirmou.

O menor agora será chamado para uma audiência no juizado da Vara da Infância e Juventude, onde terá que esclarecer como adquiriu a pistola e para qual finalidade. A audiência ainda não foi agendada, segundo a mãe do garoto. A pistola encontrada com o garoto tem origem belga e parou de ser fabricada em 1983. A arma semiautomática tem capacidade para nove projéteis.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou ontem à noite que será aberta uma sindicância para apurar como o menor entrou com a arma dentro da escola. Os pais também serão ouvidos pela secretaria.

Na manhã de ontem outro adolescente foi apreendido pela polícia com uma arma que dispara chumbinhos na escola Waldemiro Naffah e liberado depois de prestar depoimento no 6º Distrito Policial. O adolescente também teria exibido o objeto, que era prateada, na sala de aula, e a PM foi chamada.

Outro caso

Na semana passada outro menor, de 17 anos, foi apreendido com uma submetralhadora de fabricação israelense, em Mirassol. O menor foi perseguido pela PM que, ao chegar ao local, encontrou uma submetralhadora “Mini-Uzi”, importada, de origem “israelense”, calibre 9 milímetros, com capacidade para 32 tiros, com dois carregadores e vasta munição.

Além da submetralhadora, que dispara até 950 tiros por minuto, foram localizados uma pistola de calibre de uso restrito da polícia, uma ponto 40 pertencente à Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, e um revólver calibre 38, cano longo. Com o adolescente também foram apreendidas porções de crack, maconha, joias e 16 celulares, que eram utilizados a serviço do tráfico de drogas.

Neste caso o adolescente foi encaminhado para a a Fundação Casa da cidade, já que ele também estava de posse de outras armas e drogas. Junto com o adolescente, outros dois homens foram presos.

Facebook

No começo do mês, outro adolescente, de 16 anos, foi detido em Rio Preto depois de posar em foto postada no Facebook exibindo um reólver calibre 38. Ele foi liberado após prestar depoimento e entregar a arma à polícia. A foto foi vista por usuários da rede social que acionaram a polícia. Em seguida foram feitas investigações e o menor foi encontrado na escola estadual Adahir Guimarães Fogaça.

Na casa do adolescente, no bairro Eldorado, nada foi encontrado. Ele admitiu que tinha a arma e levou os policiais até um terreno baldio, no bairro Santo Antônio, onde o revólver estava escondido, debaixo de uma pedra, enrolado em um pano. O menor contou que comprou a arma em fevereiro e que pagou pela armar R$ 500. A arma estava sem munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário