segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Período de aulas terminando

As aulas na escola Cardeal Leme estão terminando, e alguns alunos já estão em ritmo de férias. Nesta segunda-feira na aula de informática estavam os alunos Flávio e Thaisa da 8@ Série C.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

TV CARDEAL LEME

Acesse os vídeos de nossa escola no Youtube, basta buscar por 
TV Cardeal Leme.

Aula de Informática 

Igualdade Racial Já - Campanha da 8ª Série A


Pra rir um pouco - Pegadinha da TV Cardeal


Acessibilidade: O problema das calçadas que rodeiam nossa escola.

ESPAÇO DO ALUNO




















Mande suas fotos para jornalcardealleme@hotmail.com.



Agita Galera 2012

Confira as imagens da Gincana Agita Galera, que foi vencida pela equipe Branca (6ªC, 7ªC E 8ªC)





sábado, 18 de agosto de 2012

Em Agosto tem Agita Galera.

Nossa escola realizará neste mês de Agosto o Agita Galera. Gincanas,jogos e muita música farão parte deste evento.Aguardem.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Escolas da região retomam as aulas

A partir de hoje, aproximadamente 130 mil estudantes das redes estadual e particular de ensino da região de Rio Preto retornam às aulas. Muitos deles tentavam aproveitar, ontem, o último dia de férias. “Podia ter mais uns três meses de folga, não queria que as aulas voltassem, mas já que vão voltar, hoje vou brincar o dia inteiro”, diz Gabriel Padilha Simonato, 13 anos.

Ele cursa o 9º ano na escola estadual Professor Celso Abbade Mourão, no bairro Solo Sagrado, e passou o dia acompanhado do amigo inseparável Kaique Bellão Nassif, 13, que faz o 8º ano na escola estadual Professor Oscar Salgado Bueno, na Vila Diniz. Os dois ficaram o dia inteiro jogando bola e soltando pipa, não querendo nem pensar que o período de descanso da escola estava acabando. “Eu até tô com saudade da escola, mas da quadra, de jogar bola, não dos professores”, diz Kaique.

O menino só se anima ao falar da escola quando lembra que um campeonato interno está próximo. “Na outra semana tem o interclasses, então isso anima para voltar”, afirma. A rede estadual é a que possui o maior número de estudantes na região, 100 mil. Só em Rio Preto, são cerca de 28 mil alunos. Já na particular, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Tozzo, estima 30 mil estudantes matriculados.

Para evitar transtornos, a Polícia Militar dá algumas dicas. “A gente pede para que os pais façam transporte solidário. Cada semana, um pai leva várias crianças, diminuindo, assim, o tráfego de veículos nas proximidades das escolas”, afirma o major Luiz Roberto de Oliveira Vicente.

Ele também diz que a fiscalização nas escolas será realizada não só pelas equipes da Ronda Escolar, mas também pelas viaturas regulares da PM. “Todas as viaturas estarão empenhadas em fazer o policiamento, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. Vamos ser rigorosos com as infrações e também evitar brigas, tráfico e qualquer coisa ilícita”, diz Vicente. Segundo ele, é impossível ter viaturas todos os dias em todas as escolas. “Temos um roteiro de forma que, durante a semana, todas as escolas vão ser visitadas na entrada ou na saída.”

Escolas da região retomam as aulas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Aluno é pego com arma de fogo em sala de aula

A Polícia Militar de Rio Preto apreendeu uma pistola browning semiautomática 7,65 mm com um adolescente de 15 anos na escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, zona norte,na tarde de ontem. A arma estava descarregada. É o terceiro caso de menor com arma só este mês, dois em Rio Preto e um em Mirassol.

De acordo com a polícia, o menor R.A.S. exibiu a arma para um colega dentro da sala. Um outro aluno avisou a professora e a coordenadora da escola chamou a PM. Quando os policiais chegaram, revistaram a mochila do garoto e encontraram a arma.

Em depoimento ao delegado do 4º Distrito Policial, Hélio Fernandes dos Reis, o menor disse que encontrou a arma próximo a escola. “Ele não contou como achou essa arma e disse apenas que iria mostrar para os amigos. Como a arma estava desmuniciada e não houve violência, ele foi ouvido, sua mãe foi chamada e o menor foi liberado”, disse.

A auxiliar de limpeza, Maria de Lurdes Albacete, 44 anos, mãe do adolescente, disse que ficou com muita vergonha e a primeira reação que teve ao chegar na delegacia foi bater no jovem. “Eu fiquei em choque, estava trabalhando quando me ligaram, cheguei na delegacia e quando me contaram o que ele havia feito eu dei uns tabefes nele. Filho meu não é bandido”, afirmou.

O menor agora será chamado para uma audiência no juizado da Vara da Infância e Juventude, onde terá que esclarecer como adquiriu a pistola e para qual finalidade. A audiência ainda não foi agendada, segundo a mãe do garoto. A pistola encontrada com o garoto tem origem belga e parou de ser fabricada em 1983. A arma semiautomática tem capacidade para nove projéteis.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou ontem à noite que será aberta uma sindicância para apurar como o menor entrou com a arma dentro da escola. Os pais também serão ouvidos pela secretaria.

Na manhã de ontem outro adolescente foi apreendido pela polícia com uma arma que dispara chumbinhos na escola Waldemiro Naffah e liberado depois de prestar depoimento no 6º Distrito Policial. O adolescente também teria exibido o objeto, que era prateada, na sala de aula, e a PM foi chamada.

Outro caso

Na semana passada outro menor, de 17 anos, foi apreendido com uma submetralhadora de fabricação israelense, em Mirassol. O menor foi perseguido pela PM que, ao chegar ao local, encontrou uma submetralhadora “Mini-Uzi”, importada, de origem “israelense”, calibre 9 milímetros, com capacidade para 32 tiros, com dois carregadores e vasta munição.

Além da submetralhadora, que dispara até 950 tiros por minuto, foram localizados uma pistola de calibre de uso restrito da polícia, uma ponto 40 pertencente à Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, e um revólver calibre 38, cano longo. Com o adolescente também foram apreendidas porções de crack, maconha, joias e 16 celulares, que eram utilizados a serviço do tráfico de drogas.

Neste caso o adolescente foi encaminhado para a a Fundação Casa da cidade, já que ele também estava de posse de outras armas e drogas. Junto com o adolescente, outros dois homens foram presos.

Facebook

No começo do mês, outro adolescente, de 16 anos, foi detido em Rio Preto depois de posar em foto postada no Facebook exibindo um reólver calibre 38. Ele foi liberado após prestar depoimento e entregar a arma à polícia. A foto foi vista por usuários da rede social que acionaram a polícia. Em seguida foram feitas investigações e o menor foi encontrado na escola estadual Adahir Guimarães Fogaça.

Na casa do adolescente, no bairro Eldorado, nada foi encontrado. Ele admitiu que tinha a arma e levou os policiais até um terreno baldio, no bairro Santo Antônio, onde o revólver estava escondido, debaixo de uma pedra, enrolado em um pano. O menor contou que comprou a arma em fevereiro e que pagou pela armar R$ 500. A arma estava sem munições.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Johnnie Depp volta aos cinemas em “Sombras da Noite”


Os cinemas rio-pretenses registram nesta sexta a estreia de “Sombras da Noite”, adaptação da série televisiva “Dark Shadows”, produzida entre 1966 e 1971. A versão contemporânea de Hollywood é amparada na competência de um elenco estelar liderado por Johnny Depp. O ator vive Barnabas Collins, um homem atormentado que se torna vampiro.

“Sombras da Noite” é um trabalho entre amigos e marca a nona parceria de Depp com o diretor Tim Burton. O filme conta uma extravagante e sobrenatural história de romance e terror. Os elementos misturam alta tecnologia e humor negro, no mais puro estilo do excêntrico cineasta. A esposa dele e habitual colaboradora, Helena Bonham-Carter, também entra em cena como uma estranha psiquiatra.

Filho de um empreendedor que fundou a cidade de Collinsport, Barnabas teve sua vida e a da sua família amaldiçoada por uma magia lançada pela bruxa Angelique (vivida por Eva Green) - ele teve um romance com ela, mas a trocou por Josette (Bella Heathcote).

Barnabas é transformado em vampiro e, ainda por vingança, Angelique o enterra vivo num caixão todo acorrentado. A ideia era deixá-lo preso por toda a eternidade, mas ela não calculou que, muitos anos depois, em 1972, um empreendimento imobiliário traria o vampiro de volta. Após despertar, o vampiro de 175 anos volta à mansão Collinwood e descobre que sua propriedade está em ruínas e com novos moradores.
Com várias cenas de humor e desfechos que vêm e vão, o filme mostra este reencontro do personagem com seus descendentes, uma família estranha, perturbada e decadente. O filme mostra Barnabas se adaptando à nova realidade, aos costumes e enfrentando a rival e imortal Angelique, agora uma rica empresária (ela tomou toda a fortuna da família dele). Discreto, mas sinistro, Barnabas é uma figura doce e adorável, lembrando muito Edward Mãos de Tesoura.

Além de Depp e de Helena, o filme conta com Michelle Pfeiffer, que vive a matriarca dos Collins, Elizabeth. O curioso é que ela pediu o papel ao diretor. A lista reúne ainda Chloe Grace Moretz, como uma adolescente rebelde, Bella Heathcote vive a personagem Victoria e depois sua reencarnação, e Jackie Earle Haley dá vida ao mordomo paranoico.

“Sombras da Noite” conta ainda com participações especiais do veterano Christopher Lee e do roqueiro Alice Cooper (no papel dele mesmo). Burton dirige e produz o filme, a partir de roteiro de Seth Grahame-Smith.



Dirigir falando ao celular é mais perigoso que embriaguez


A física e a medicina do tráfego advertem: usar o celular enquanto dirige a uma velocidade média de 54 quilômetros por hora numa via urbana leva o motorista a conduzir às cegas por cerca de 30 metros. Se o motorista fizer o mesmo numa rodovia, a 108 quilômetros por hora, o veículo avança em torno de 60 metros como se simplesmente ganhasse vida própria, de acordo com cálculos do professor de física Paulo Cesar Ferreira Babu.

Uma pessoa que dirige alcoolizada aumenta em até 8 vezes a chance de se sofrer ou causar um acidente. O uso do celular é mais perigoso porque não só a coordenação motora é afetada, mas a visão, a audição e principalmente a atenção são desviadas para o aparelho”, acrescenta outro especialista, o diretor de comunicação da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior. Pesquisa Abramet revela que dirigir e falar ao celular ou mandar mensagens de texto aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. Portanto, dirigir falando ao celular é 15 vezes mais perigoso do que dirigir embriagado.

Segundo Dirceu, quando se usa o celular ocorre perda da visão 360 graus que se deve ter do veículo com o auxílio dos retrovisores. “O motorista fica com uma visão tubular, só consegue ver o que está à frente. Para verificar isso, durante a pesquisa, fizemos o motorista dirigir em um trajeto e perguntamos quantas pessoas ele viu, que cor era o prédio que estava no percurso e etc... Nenhum dos motoristas conseguiu responder as questões corretamente, ou seja, estavam destraídos”.

Dirigir mexendo no celular é mais perigoso até do que sob o efeito de drogas, segundo o Institute of Advanced Motorists, entidade de segurança do trânsito do Reino Unido. Os pesquisadores usaram um simulador para medir a reação dos motoristas em diferentes circunstâncias. Quem estava distraído com redes sociais no celular teve uma reação 38% mais lenta a um imprevisto, como a freada abrupta de um carro à frente. Quem fumara maconha ficou 21% mais lento. Os reflexos daqueles que beberam entre três e quatro latas de cerveja foram atrasados em 12%.

Cálculos do professor de física Paulo Cesar Ferreira Babu mostram em números o quanto é arriscado falar no celular e dirigir ao mesmo tempo. Levando-se em conta que as avenidas de Rio Preto permitem que o motorista trafegue a até 60 quilômetros por hora, o professor calcula que a velocidade média é de 54 km/h, equivalente a 15 metros por segundo. Para atender uma chamada segundo o professor leva-se aproximadamente dois segundos, neste caso o motorista terá percorrido 30 metros sem perceber, equivalente a meio quarteirão.

Para mandar uma mensagem de texto o professor analisa que em média o motorista demora até seis segundos para enviá-la. Neste caso, o carro foi guiado por 90 metros às cegas, equivalente a um quarteirão e meio. “Na rodovia essa situação é ainda mais grave já que o condutor pode guiar a até 110 quilômetros por hora, ou seja, 30 metros por segundo. Nesse caso o motorista irá percorrer até 60 metros sem atenção e no caso de escrever uma mensagem de texto o motorista terá guiado 180 metros às ‘cegas’, equivalente a três quarteirões”, explica o professor.

Em um ano, 3110 motoristas multados em Rio Preto

Além de ser perigoso, usar o telefone enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista flagrado com fones de ouvido ou qualquer outro aparelho de comunicação enquanto dirige é multado em R$ 85,13 e perde quatro pontos na carteira de habilitação. A infração é considerada média. Em Rio Preto, no ano passado, 3110 motoristas foram autuados por dirigir e falar no celular na cidade. Nos primeiros quatro meses deste ano, 630 motoristas foram multados pelo mesmo motivo.

Durante 20 minutos no cruzamento das avenidas Alberto Andaló e Vicente Flizola, a reportagem flagrou dez motoristas usando o telefone enquanto dirigiam. Um motociclista que não quis se identificar disse que apesar do risco não tem como evitar usar o aparelho. “Eu trabalho na rua, não tem como, preciso atender as ligações para saber onde serão as entregas. Sei que é perigoso, mas não tem outro jeito”, afirma. ele, que para no momento de fazer a ligação e depois acomoda o aparelho entre a cabeça e o capacete para falar e pilotar.

A empresária J.N.C., 32 anos, não pretende deixar de usar o aparelho no trânsito mesmo depois de ter levado três multas pelo mesmo motivo. Segundo ela o tempo que gasta no trânsito, cerca de duas horas por dia, é essencial para adiantar pendências do trabalho e da vida pessoal. “Sei que é perigoso, mas procuro evitar ao máximo o uso do aparelho, só atendo, ligo e respondo email e mensagens quando são urgentes e mesmo assim, só mando mensagem quando estou parada no sinal ou em algum congestionamento”, afirma.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sem dizer motivo, Twitter confirma que está fora do ar


A Twitter Inc. confirmou que seu serviço de microblogs não está disponível para muitos usuários nesta quinta-feira, mas não esclareceu o motivo. Uma porta-voz da companhia disse que os engenheiros estão trabalhando para resolver o problema, mas não forneceu outros detalhes.

O serviço teria sido interrompido por volta das 13h35 (horário de Brasília). As informações são da Dow Jones.



Fonte: Agencia Estado

CORITIBA SE IMPÕE NO COUTO PEREIRA, BATE O SÃO PAULO VAI DE NOVO À FINAL



Com a torcida fazendo uma festa incrível nas arquibancadas, time faz 2 a 0 e agora aguarda por Palmeiras ou Grêmio para decidir a Copa do Brasil




No Couto Pereira, quem dá as cartas é o Coritiba. Na noite desta quarta-feira, o caldeirão verde fez a diferença, e o time comandado por Marcelo Oliveira é o primeiro finalista da Copa do Brasil. O Coxa não jogou tão bem como no Morumbi mas, no momento em que o São Paulo era melhor, abriu o placar e, a partir daí, tomou conta do jogo. O placar por 2 a 0 garantiu a festa nas arquibancadas e deu ao time nova chance de conquistar o caneco, depois de vê-lo escapar em 2011 na decisão contra o Vasco. O Coxa espera o vencedor do duelo entre Palmeiras e Grêmio, que se enfrentam nesta quinta, em Barueri.



Ao São Paulo, restam apenas lamentações. Sem disputar uma final de campeonato desde 2006, o time, como ocorreu no Campeonato Paulista, sucumbiu mais uma vez no momento de decidir. Suas principais peças, Lucas, Luis Fabiano e Jadson, não funcionaram de novo. Aparantemente, o técnico Emerson Leão segue no comando, já que havia sido garantido no cargo pelo presidente Juvenal Juvêncio independentemente do que acontecesse em campo.
Os dois times voltarão a campo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, o São Paulo enfrentará a Portuguesa, às 18h30m, no estádio do Canindé. No dia seguinte, o Coritiba vai até a Baixada Santista para enfrentar o Santos.
Emerson comemora gol do Coritiba contra o São Paulo (Foto: Robertson Luz / Ag. Estado)

TIMÃO EMPATA COM SANTOS EM NOITE HISTÓRICA E VAI À FINAL DA LIBERTADORES





Sem atuações brilhantes, gol de Danilo garante vaga na decisão pela primeira vez na história em mais uma partida apática de Neymar & Cia



São 101 anos de idade. Um senhor vigoroso, de lembranças memoráveis, milhões de filhos, netos, bisnetos, amigos e fiéis seguidores. O "seo" Corinthians, a essa altura da vida, ainda consegue ter orgulho de dizer que fez algo pela primeira vez. E não é algo qualquer. É a tão sonhada final da Libertadores. O empate por 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu, levou a equipe à decisão inédita. Agora faltam só dois jogos para o Timão conquistar seu título mais desejado.
A aposta de muitos que torciam contra era de que o Corinthians entraria em parafuso se sofresse um gol. Pois sofreu. E de Neymar, daquele que mais metia medo na torcida. Mas os 101 anos, enfim, pesaram a favor. Ninguém se assustou, ninguém ficou nervoso além da conta. Controlado, o Timão mudou de jogador, mudou de posutra, mudou o placar e mudou a expressão em milhares de pessoas no Pacaembu. O gol de Danilo fez a noite de 20 de junho de 2012 se tornar histórica. Talvez num dos jogos mais importantes da vida desse velho "senhor". E com a certeza de que dois mais importantes ainda estão por vir.
O Santos era o atual campeão, mas não atuou como campeão. Seus 100 anos recém-completados pareciam pesar. Não teve postura de pressionar, mesmo precisando de um gol durante quase toda a partida. O problema de Neymar não foi cansaço, mas sim disputar uma partida num ritmo muito abaixo dos rivais. Ritmo adotado pelos companheiros, apáticos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Corinthians X Santos: um clássico histórico




Um empate, nada mais do que isso, separa o Corinthians de sua primeira final de Libertadores. Em um Pacaembu mais uma vez tomado pelos corintianos, o Timão disputará a vaga na decisão, às 21h50, com tudo a seu favor, exceto por um “detalhe”: do outro lado do gramado estará o Santos, atual campeão continental e que tem o melhor jogador do Brasil.

O Peixe aposta em Borges para vencer. Como nem o empate serve e a vitória por 1 a 0 leva a decisão aos pênaltis, toda a preparação santista foi voltada para ter o alto aproveitamento ofensivo do Paulistão (média de 2,52 gols por jogo).

E o zagueiro Chicão mostrou no treino de ontem estar recuperado da torção no tornozelo direito, sofrida na segunda-feira. Melhor defesa da história da Libertadores até agora com apenas dois gols sofridos em 11 jogos e uma das mais sólidas do País nos últimos cinco anos, o paredão corintiano é a aposta para tentar barrar Neymar e a trupe santista. O Timão não sofreu nenhum gol no Pacaembu pela competição continental.

Porém, um dilema não está descartado no Timão. Basta a ele terminar mais um jogo sem levar gols para ir à decisão, mas não será possível repetir a estratégia usada na Vila Belmiro, onde o Alvinegro da Capital se plantou na defesa durante boa parte da partida e levou os santistas ao desespero. A Fiel vai exigir um jogo mais agressivo no Pacaembu e Tite sabe disso.

O herói da vitória, Emerson, não estará em campo porque foi expulso de forma tola naquela ocasião. Ele será substituído por Willian. Tite manterá a formação tática que está dando certo - Willian e Jorge Henrique pelos lados e Danilo e Alex se revezando pelo meio, com Paulinho chegando de trás para atormentar a defesa santista, como na jogada do gol de Emerson há uma semana.


 No Santos, sai Elano para a entrada de Borges. Nos últimos oito jogos, três com a força máxima, o antes devastador ataque santista marcou apenas dois gols. O mais importante foi o de Alan Kardec diante do Vélez Sarsfield, da Argentina, na Vila Belmiro, classificando o time às semifinais da Libertadores, e o outro de Renteria, atuando pelos reservas diante do Fluminense, na terceira rodada do Brasileirão.

O ensaio do novo ataque começou no segundo tempo da derrota por 1 a 0 diante do Corinthians, no primeiro jogo das semifinais, na quarta passada, na Vila Belmiro. Não saiu o gol porque Cássio, com pelo menos duas grandes defesas, não permitiu, mas Muricy Ramalho gostou do que viu. O que muda é que com Borges o time passa a ter um atacante que além de finalizar com facilidade e eficiência, sabe como poucos fazer a “parede” para quem chega de trás.

Aliás, Neymar colocou um ponto final na polêmica sobre o seu esgotamento físico e mental (denunciado pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro). Avisou que está inteiro e motivado. “Qual o problema de eu deitar no gramado com a luz apagada? Já que parou ali, deu o apagão, eu aproveitei para deitar e pôr os pés para cima”, disse, negando que voltou esgotado dos três amistosos da Seleção.

Neymar foi anulado no jogo de ida, mas é daqueles craques que quando estão em um dia inspirado não deixam pedra sobre pedra. E, ao contrário do que ocorreu na primeira partida, Neymar estará descansado, sem nenhum problema físico que o impeça de brilhar. E sem nenhuma desculpa caso fracasse.




Ficha técnica:


Corinthians
Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Willian e Jorge Henrique. Técnico: Tite.

Santos
Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS). Local: Pacaembu, em São Paulo, hoje, às 21h50, com transmissão ao vivo da TV Globo e do canal por assinatura Fox Sports.